quinta-feira, 29 de março de 2012

Produções textuais


Produções de alguns alunos com temas sugeridos

Uma escola perfeita (Vitória Rodigues - 6a A)

        Uma escola perfeita seria aquela que todos os pais gostaria de colocar seus filhos, com professores qualificados, educados, simpáticos; que houvesse aula de música, de natação e vários outros esportes.
        Essa escola também teria que ser bem organizada, limpa, pacífica e também com salas grandes, uma biblioteca enorme com central de ar e muitos livros. Isso sim, seria uma escola perfeita.

O que vou ser quando crescer (Vinícius Barros - 6a A)

        Quando crescer quero ser juiz porque eu vejo muita corrupção, crimes e quero fazer alguma coisa para poder ajudar. Irei sempre julgar corretamente. Não gosto de corrupção, nem de roubos, homicídios e furtos.
        É por isso que vou estudar muito para conseguir o que quero. Eu sempre gostei de programas que aparecem o tribunal, e penso que um dia irei estar lá também. Mas até lá sempre procurarei ser organizado, honesto em tudo o que for fazer.

Minha previsão para o ano 2050 (Messias Gomes - 6a A)

        Sabe, eu acho que quando chegarmos ao 2050 teremos muito mais tecnologia no nosso Brasil e em todo mundo, mas também espero que mude muitas coisas.
        Eu quero muito que no futuro a tecnologia tenha mudado muito, que exista robôs, que as coisas que hoje para nós são um luxo, de ricos, no futuro seja coisas para pobres. Na minha previsão para o futuro pode ser até que tenha algumas coisas que estejam certas, pelo menos sobre os robôs e carros voadores, mas também seria bom se as casas tivessem inteligência artificial, pelo menos algumas casas.
        Eu quero que no futuro seja algo muito bom e não um futuro ruim, porque as condições do nosso planeta, talvez, esteja poluído até lá.

Violência na escola (Airton Silva 6a D)

       A violência na escola começa pelos maus aprendizados em casa, escola ou em outros lugares. Há casos de violências que vem de casa como uma que vou citar agora. Os pais discutindo em casa por traição ou muitas vezes pai bate na mãe na frente dos filhos, assim os filhos vão repetir as mesmas coisas na escola ou em outro lugar.
        Assim, aquela cena nunca sai da cabeça dos filhos, por isso surge a violência na escola. Depois os pais se arrependem, mas é tarde demais.

Violência na escola (Thaiane Gonçalves - 6a C)

        Muitos alunos cometem violência nas escolas e isso se deve a influência que eles recebem de amigos e a educação que tem em casa e praticam essa educação na escola.
        Muitas vezes a desigualdade social também é um dos fatores. Geralmente quando acontece brigas no colégio, o aluno que sofre fica difícil para se relacionar com outros amigos.

Minha previsão para o ano 2050 (Diego Araújo - 6a C)

        A minha previsão para o ano 2050 é que até até eu ainda esteja vivo com meus filhos e netos, e que melhore daqui para lá, sem crimes e violências, que as ruas sejam limpas, que os políticos e eleitores não sejam mais corruptos, que eu tenha um bom emprego e que a tecnologia seja mais avançada.

Uma  escola perfeita (Luiz Henrik - 6a C)

        Havia uma escola que era perfeita, os alunos eram excelentes. Nessa escola, as paredes não eram rabiscadas, nem rachadas, todas as salas tinham central de ar, a merenda era feita na hora e ainda tinha sobremesa.
        Nas salas de aula tinha mesas, cadeiras para o aluno se sentir confortável. Tinha quadras de esportes, a cantina era toda fechada na vidraça e tinha central também. Lá tinha tudo do bom e do melhor, tinha sala de jogos e uma quadra de natação.

domingo, 18 de março de 2012

16% dos alunos nunca acessaram a internet, diz pesquisa.

Uma pesquisa realizada com 102 alunos da escola Ulysses Guimarães aponta que 16% deles nunca tiveram acesso à internet. Isto significa que o acesso às tecnologia ainda é restrito, embora a maioria utilize as diversas possibilidades de entrar no mundo online através da rede mundial de computadores.

A maioria dos alunos respondeu que acessam à internet em lanhouses, locais em que as pessoas pagam para utilizar um computador com acesso à online. Nesses estabelecimentos, os usuários podem fazer pesquisas, acessar sites variados, como redes sociais - e também buscar entretenimento como vídeos, músicas e jogos online. 41% dos alunos disseram que acessam internet em lanhouses, 34%  em casa. 

O número de alunos que utilizam o laboratório da escola ainda é bastante tímido. Apenas 2% afirmaram que    usam esse espaço com mais frequência. 3% acessam a internet na casa de amigos e 4% acessam pelo celular. 


terça-feira, 6 de março de 2012

Curiosidades - I

PORQUE EXISTE O ANO BISSEXTO?
ano-bissextoaa
Sempre que esse dia, 29 de fevereiro aparece no calendário, temos essa dúvida, sobre o ano bissexto. Por que isso acontece?

calendário que normalmente utilizamos, com 365 dias de 24 horas, tem uma pequena diferença em relação ao ciclo solar, tempo que a Terra leva para contornar o sol. Esse período é de 365 dias e aproximadamente 6 horas (5 horas, 48 minutos, 45 segundos e 216 milésimos de segundo).
No intervalo de 4 anos, essa diferença de horas entre o ano solar e o do calendário convencional completa cerca de 24 horas (mais exatamente: 23 horas, 15 minutos e 864 milésimos de segundo). Para compensar essa diferença e evitar um descompasso em relação às estações do ano, é inserido um dia extra e fevereiro fica com 29 dias. A correção se torna importante para atividades relacionadas às estações, como agricultura e as festas religiosas.


E quem nasce em 29 de fevereiro?
As pessoas que fazem aniversário em 29 de fevereiro têm um problema técnico: só podem comemorar no dia exato uma vez a cada 4 anos – caso dos 6.337 brasileiros que nasceram nesse dia no ano bissexto de 2004( dados do IBGE). Nos anos que não são bissextos, eles têm de optar pelo dia 28 de fevereiro ou 1º de março. Alguns pais de nascidos nesse dia especial preferem registrá-los no dia anterior ou seguinte, para evitar que isso aconteça. Mas essa é uma escolha feita por mera conveniência, já que nenhum cartório proíbe o registro no dia 29.

Fonte: Você Sabia?

Alunos recebem fardamento e kit escolar



Os alunos da Escola Ulysses Guimarães receberam o fardamento e o kit escolar. Na solenidade de entrega realizada na sexta-feira (02/03) a secretária de Educação Lenir Rodrigues conversou com os alunos e destacou a importância deste ato: "Todos os alunos serão atendidos, da capital e do interior. Estamos indo de escola à escola, até nas localidades de difícil acesso, para entregar ao estudante o kit escolar e o fardamento, que é de ótima qualidade."

No total, serão atendidos 84.731 alunos da rede estadual de ensino. Cada kit escolar contém um caderno universitário, uma régua de 30cm, cinco lápis preto, uma borracha, um caderno de desenho, dois cadernos brochuras, uma caixa de lápis de cor, um conjunto de hidrocor, uma caixa de lápis de cera, um apontador e dois tubos de cola. Já o fardamento é composto de duas camisas de manga, uma camiseta regata, um short de educação física, uma calça comprida, dois pares de meia, um par de tênis e uma mochila. O valor de cada kit ficou em R$ 172. O fardamento é nas cores azul e branca e tem bordado somente o brasão do Estado de Roraima, sem nenhuma menção ao governo estadual.


Fonte: Secretaria de Educação, Cultura e Desportos