O calendário havia sido modificado, adiando o início do ano letivo, devido a reforma em algumas escolas e a suspensão da contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza e conservação nas escolas da capital e do interior, devido a supostas irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) no pregão presencial nº 099/11.
As aulas que deveriam iniciar no dia 6 de fevereiro foram adiadas para o próximo dia 23, necessitando assim de reposição das aulas perdidas. Com a elaboração do calendário matriz, as reposições das aulas que seriam realizadas aos sábados nos meses de fevereiro, março e abril serão ministradas nos feriados, nacionais, estaduais, e dependo da data, municipais.
As escolas podem montar seus calendários próprios e encaminhar para a Secd, onde será feita a análise. O adiamento alterou ainda, o término das aulas, passando do dia 18 de dezembro para o dia 21 de dezembro. As provas finais serão realizadas nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, sem prejuízo no recesso dos trabalhadores e férias. Já o recesso escolar do meio do ano permanece o mesmo, no período de 6 a 20 de julho
Conforme a promotora da Educação, Érika Michetti, o objetivo do MPRR foi alcançado. “A reunião foi satisfatória. No final chegamos a um denominador comum na presença de todos, Secd, Sinter e dos alunos. As escolas que tiverem dificuldade em cumprir esse calendário (reposição de aulas nos feriados) podem procurar a Secd com a proposta diferenciada que passará por análise”, informou.
O diretor-geral do Sinter, Josinaldo Barboza, destacou que a ideia inicial do Sinter era que as aulas iniciassem na próxima segunda-feira, 13. O assunto foi discutido em assembleia geral realizada pelos membros do Sinter esta semana. Porém, durante a audiência os membros foram de acordo às propostas.
“Com a falta de pessoas para trabalhar na limpeza das escolas, ficou decidido que inicia no próximo dia 23. Fomos a favor do calendário matriz. As férias ficaram preservadas, assim como os sábados, o sacrifício será aos feriados, com o calendário próprio a expectativa é que fique melhor”, enfatizou.
Segundo a secretária de educação, Lenir Rodrigues, a logística fica por conta da Secd diante dos dez dias letivos. Ela apresentou duas propostas de alteração do calendário escolar. Na primeira, ficou mantido o início do ano letivo para o dia 23 de fevereiro, com encerramento no dia 21 de dezembro, com reposição de aulas nos feriados. No segundo, as aulas entrariam até janeiro de 2013.
Como fica o novo calendário
23 de fevereiro: início das aulas
13 de julho: fim do primeiro semestre
16 a 30 de julho: recesso escolar
31 de julho: início do segundo semestre
21 de dezembro: encerramento das aulas
26 a 28 de dezembro: provas finais
Feriados com reposição de aula
05 de abril – quinta-feira Santa
25 de abril – Seminário de Educação (SINTER)
07 de junho – Corpus Christi
29 de junho – Dia de São Pedro
09 de julho – Aniversário de Boa Vista
05 de outubro – Aniversário de Roraima
15 de novembro – Proclamação da República
Fonte: Jornal Folha de Boa Vista
Nenhum comentário:
Postar um comentário