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APM (Associação de Pais e Mestres) é uma entidade jurídica de direito
privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do
processo educacional, para a assistência ao escolar e para a integração
escola-comunidade.
Para conhecer melhor a Associação de
Pais e Mestres da escola Ulysses Guimarães, o projeto Conexão UG recebeu dezenas de perguntas dos alunos da sexta série.
Algumas foram selecionadas e respondidas pelo Tesoureiro da APM, professor Francisco Canindé R. Dantas. Confira a
entrevista:
1. Deborah
Regyna – 6ª/7ª AC: O que é APM?
Canindé: A APM é uma Associação de Pais e Mestres.
2. Anthony
Lucas – 6ª B: Qual é a função da APM?
Canindé:
Garantir como empresa jurídica autonomia para a escola receber dinheiro por
meio dos programas do Governo Federal e poder administrar esse dinheiro para
que escola seja melhor. A APM pode aconselhar o Gestor da escola em suas
atitudes, e ou qualquer outro funcionário.
3. André
Luis 6ª B: Quem pode participar da APM?
Canindé:
Pode participar pais de alunos da escola, representantes de alunos, professores,
gestores, secretários, enfim, todos os funcionários da escola e membros que não
são da escola, mas da comunidade do bairro que queira participar.
4. Naeftaly
6ª C: Aluno pode fazer parte da APM?
Canindé:
Sim, o aluno líder e vice-líder da turma.
5. Chirlene
/ Adenilson – 6ª B: Qual a função do Presidente da APM?
Canindé:
Apoiar, coordenar os investimentos utilizados pela Associação, assinar
juntamente co o Tesoureiro e a diretoria os cheques. Resolver problemas da APM,
assinar prestações de contas.
6. Thiago
Fernandes – 6ª D: Como acontece a eleição da diretoria da APM e qual é a
duração do mandato?
Canindé:
Digita-se o edital de convocação para o acontecimento, organiza-se algumas
chapas e no dia marcado acontece a eleição, onde os eleitores são os pais,
professores e alunos registrados. A votação pode ser secreta ou por aclamação
(levantando as mãos ou por palmas). Todo esse evento é registrado em ata e
assinado por todos os presentes e logo em seguida registrado em cartório.
7. Jamilson
– 6ª D: Pais de alunos podem ser Presidente da APM?
Canindé:
Com certeza.
8. Márcio
– 6ª D: Você gosta de estar na função de Tesoureiro da APM?
Canindé:
Gosto, porque a escola precisa e todo trabalho que faço, faço com dedicação,
sempre para o melhor.
9. Laura
– 6ª C: De que forma os alunos são beneficiados pela APM?
Canindé:
Além do ambiente escolar, procuramos atender o professor com material didático
e o aluno com lápis, borracha, apontador, papel com pauta, cartolina, papel 40,
material para prática de educação física e outros.
10. Mateus Oliveira – 6ª D: O que a APM já fez de bom para a escola?
Canindé:
É a primeira vez que estou vendo fazer alguma coisa, pois temos uma gestora que
é perfeccionista e gosta de tudo arrumado e organizado, logo, a APM aprova e
executa a obra.
11. Kelvilene – 6ª C: A APM tem poder para tirar um diretor de escola?
Canindé:
A APM não, mas um conselho escolar sim. Mas se os alunos, professores, pais e
APM todos juntos possuem poderes para derrubar um gestor ou gestora da escola.
12. Eduardo Teodoro 6ª D: A APM participa das decisões em expulsar um
aluno da escola?
Canindé:
Nunca.
13. Jennifer – 6ª D: De que maneira a APM pode ajudar na reforma e ampliação
da escola?
Canindé:
Investindo os recursos que são destinados para compra de material permanente se
a escola já é suprida desses materiais e na prestação de contas, faz-se uma
justificativa.
14. Juliana – 6ª C: De que forma a APM presta conta do dinheiro?
Canindé:
Primeiro, toda compra a ser efetuada é preciso fazer três planilhas de preço e
onde for o menor preço será lá a efetuação da compra com o cheque a ser pago. Tira-se
três cópias para anexar as três planilhas. No final do ano, junta-se todos os
comprovantes de compra e pagamento, o Presidente assina a prestação de contas e
juntamente com a Gestora e o Tesoureiro é entregue ao Conselho Fiscal da União.
15. Italo de Melo / Arthur – 6ª /7ª AC: Quais são os recursos
financeiros que a APM recebe e como ela utiliza?
Canindé:
A APM recebe três programas Federais que são: PDE (Programa do Desenvolvimento
escolar); PDDE (Programa do Dinheiro Direto na Escola) e Mais Educação
(Educação Integral). Cada um desses programas vem com uma verba para custeio e
capital. Custeio é o maior recurso para aquisição de material de consumo.
Capital é um menor recurso para aquisição de material permanente.
16. Anne Thayara / Camila Gabriela – 6ª B: A APM tem dinheiro para
investir na escola?
Canindé:
Veio um bom recurso sim, olhem ao seu redor e verão que toda essa mudança é
graças a Associação de Pais e Mestres.
17. Denise – 6ª C: Qual a sua opinião sobre a média 70?
Canindé:
Positiva, pois precisamos desenvolver mais e melhor o nosso QI, tendo em vista
que a média educacional de Roraima está abaixo da média nacional. Logo,
aumentando a média para 70 exige mais da escola, do professor e do aluno um
trabalho melhor para garantir essa nota. Sabe-se que quanto mais se estuda mais
se aprende.
18. Cleison silva – 6ª A: Qual a sua opinião sobre a obrigatoriedade do
fardamento escolar?
Canindé:
Correto, pois a escola é uma empresa sem fins lucrativos no que diz respeito ao
dinheiro, mas sim, lucros de conhecimentos intelectuais e como toda empresa tem
seu fardamento para divulgar e identificar seus funcionários, assim a escola
promove a organização do seu estabelecimento de trabalho.
19. Fabrício dos Santos – 6ª A: Por que o uso do tênis é obrigatório?
Canindé:
Você gostaria de estudar descalço? O tênis traz mais segurança para os pés e
lhe dá maior mobilidade, sem falar na elegância jovial que o mesmo promove.
20. Conexão UG: Quem são os atuais membros da Diretoria da APM?
Canindé:
Presidente: Petsy Maria de Araújo; Vice-presidente: Edson Gomes de Oliveira; 1º
tesoureiro: Francisco Canindé R. Dantas; 2º tesoureiro: Joelma Viana de Almeida;
1º secretário: Josiel José da Silva; 2º secretário: Maria Paiva de Sena;
Conselho Fiscal: Lenira de Carvalho Silva e Luiz Félix.
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