sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto de intercâmbio quer aproximar alunos à cultura indígena

Um projeto ainda em fase inicial pretende realizar um intercâmbio entre os alunos da escola Ulysses Guimarães e a escola indígena Tuxaua Antônio Horácio, no município de Pacaraima. Partindo dos usos sociais da leitura e da escrita, o projeto tem como objetivo, através da comunicação, promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural dentro do contexto histórico e social em que cada um vive.

A ideia nasceu da professora Jucilene, do laboratório de informática. O projeto foi bem aceito pelos professores Leonilton, Walnice e Suzete e reúne as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Ensino Religioso.

Nesta terça, 21, os professores se descolaram até a escola e apresentaram o projeto a gestão, que reconheceu a relevância e a importância de sua aplicação. Após a autorização da Funai, o próximo passo é ter a aprovação da comunidade indígena de etnias wapixana, taurepang e macuxi, numa reunião marcada para o dia 5 de setembro.

Se aprovado, o intercâmbio terá maior parte das ações realizadas no laboratório de informática, através da rede social Facebook e blogs das respectivas escolas. Através da internet, os alunos poderão interagir um com o outro, compartilhando experiências e trocando conhecimentos de acordo sua vivência social e cultural. Como culminância, a ideia é fazer um encontro entre os alunos em uma das escolas, regado por apresentações artísiticas e culturais.
O laboratório da escola Antônio Horácio possui 10 computadores


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jornalista dá palestra aos alunos sobre o gênero notícia

Nesta sexta (17), a escola contou com a colaboração da jornalista Loide Gomes, que deu uma palestra aos alunos da sexta série, no laboratório de informática. Na oportunidade, os alunos puderam conhecer melhor como funciona a produção de um jornal e como um jornalista atua na busca de notícias e produção de textos.

Loide Gomes destacou a importância da leitura para a produção textual. "Quem sempre lê sai na frente, porque se informa melhor e consegue se expressar mais", disse. "Achei excelente a ideia do blog, vocês estão de parabéns", elogiou a jornalista, que deu algumas dicas sobre como produzir textos do gênero notícia. Ao final, a profissional abriu espaço para perguntas, esclarecendo a dúvida de alguns alunos.



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Língua Portuguesa: alunos exploram o gênero notícia

Exercitar a oralidade em momentos de interação, identificar os elementos de uma notícia, bem como a sua construção e linguagem, produzir notícias a partir de fatos ocorridos na escola, bairro ou cidade e publicá-las no blog. Este são alguns dos objetivos desenvolvido pelo projeto Conexão UG. Nesta semana, os alunos exploraram esse gênero textual, que particularmente compõe o ambiente jornalistico através dos veículos de comunicação, como o jornal impresso, revistas de circulação nacional, rádio, televisão e internet.

Um dos trabalhos foi a apresentação de notícias veiculadas no jornal impresso ou revistas. Na ocasião, os alunos falaram sobre a primeira página que compõe no nome do jornal, a data da publicação, manchete e destaques. Em seguida, apresentaram a notícia selecionada, abordando os seus elementos de construção, como o título, olho da notícia, autor da notícia, lead, foto com legenda e autor da foto. 













Dia do Estudante: escola realiza atividades recreativas

Nesta sexta feira, 10, os alunos da escola Ulysses Guimarães participaram de várias atividades em alusão ao dia do Estudante. Tudo ocorreu muito tranquilamente, o que deixou a coordenação, professores e alunos satisfeitos. Dentre as atividades oferecidas, os alunos participaram de interclasse de futsal, cinema na sala de vídeo, acesso a jogos e redes sociais no laboratório de informática, tênis de mesa, sala de leitura e sala de maquiagem e penteado. O torneio de futsal foi o mais concorrido e houve premiação para o primeiro e segundo lugar.
Tênis de mesa

Cinema na sala de vídeo

Laboratório de informática

Torneio de futsal na quadra da escola

Maquiagem e penteado

Premiação aos vencedores do torneio de futsal
Saiba como nasceu o Dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927. 
Fonte:http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/estudante.htm