sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto de intercâmbio quer aproximar alunos à cultura indígena

Um projeto ainda em fase inicial pretende realizar um intercâmbio entre os alunos da escola Ulysses Guimarães e a escola indígena Tuxaua Antônio Horácio, no município de Pacaraima. Partindo dos usos sociais da leitura e da escrita, o projeto tem como objetivo, através da comunicação, promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural dentro do contexto histórico e social em que cada um vive.

A ideia nasceu da professora Jucilene, do laboratório de informática. O projeto foi bem aceito pelos professores Leonilton, Walnice e Suzete e reúne as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Ensino Religioso.

Nesta terça, 21, os professores se descolaram até a escola e apresentaram o projeto a gestão, que reconheceu a relevância e a importância de sua aplicação. Após a autorização da Funai, o próximo passo é ter a aprovação da comunidade indígena de etnias wapixana, taurepang e macuxi, numa reunião marcada para o dia 5 de setembro.

Se aprovado, o intercâmbio terá maior parte das ações realizadas no laboratório de informática, através da rede social Facebook e blogs das respectivas escolas. Através da internet, os alunos poderão interagir um com o outro, compartilhando experiências e trocando conhecimentos de acordo sua vivência social e cultural. Como culminância, a ideia é fazer um encontro entre os alunos em uma das escolas, regado por apresentações artísiticas e culturais.
O laboratório da escola Antônio Horácio possui 10 computadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário