segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programa Mais Educação desenvolve ações em 31 escolas estaduais


A partir desta segunda-feira (14), 12.297 alunos da rede pública estadual de ensino da Capital e interior serão beneficiados com as ações do Programa Mais Educação, que reiniciam em 31 instituições de ensino. No interior, as escolas beneficiadas são: Padre Eugênio Possamai e Antônia Tavares, localizadas no município de Rorainópolis.

O Programa Mais Educação é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e busca incentivar políticas pedagógicas extracurriculares, no contra-turno escolar. As instituições participantes oferecem atividades por meio de oficinas, nos mais diversos segmentos, como cultura (com dança, teatro e musicalização), esporte, lazer e atividades de reforço escolar (letramento, matemática, meio ambiente).  

As oficinas são ministradas por uma equipe formada por voluntários, escolhidos entre estudantes de instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Os voluntários, que são regidos pela Lei do Voluntariado, recebem do MEC uma bolsa-auxílio de até R$ 300 por mês. Hoje atuam no Programa, 372 voluntários.

Para este ano, umas das novidades será a oferta em tempo integral das atividades, na Escola Estadual Princesa Isabel. “A escola irá ofertar as atividades do Mais Educação em horário integral, ofertando almoço e descanso para 60 alunos que não têm condições de retornar no horário oposto para as ações do Programa”, explicou Silvane Alves, coordenadora do Programa em Roraima. 

Ela destacou ainda que a iniciativa partiu da escola e que esta será uma experiência nova e que se der certo, será analisada a possibilidade de ser estendida para outras instituições de ensino.

ESCOLAS
As escolas que oferecem o Programa hoje são: 13 de Setembro, América Sarmento, Barão de Parima, Buriti, Caranã, Carlos Drummond de Andrade, Luiz Hitler de Lucena, Ulysses Guimarães, Fagundes Varela, Jesus Nazareno, Maria Raimunda Mota de Andrade, Maria Sônia de Brito, Olavo Brasil, Pedro Elias.

E ainda, Tancredo Neves, Princesa Isabel, Antônia Coelho de Lucena, Conceição Costa e Silva, Maria de Lourdes Neves, Maria dos Prazeres Mota, Maria Nilce Brandão, Antônio Ferreira de Souza, Raimunda Nonato, Voltaire Pinto, Antônio Carlos Natalino, Hélio Campos, Mario David Andreazza, Pastor Fernando Grangeiro, Vanda da Silva Pinto, Padre Eugênio Possamai e Antônia Tavares (Rorainópolis). 

EXPANSÃO
Mesmo o Ministério da Educação (MEC) tendo critérios rigorosos para a escolha das escolas, como por exemplo, a densidade demográfica dos municípios, após diálogo com representantes do MEC, a secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues, conseguiu uma exceção e cidades como Cantá, Caroebe, Uiramutã e Mucajaí além de 24 escolas indígenas, deverão ser beneficiadas com o Programa até o segundo semestre deste ano.

Segundo Lenir Rodrigues, a coordenação Nacional garantiu também que três escolas da Capital irão atender aos indígenas que moram em Boa Vista. A ação contará com a parceria com a UFRR, Instituto de Antropologia e Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário